Suporte 24h:(21) 2132-8188
suporte@view.com.br






Home   >   Cases   >   Automação da unidade de tratamento de gás de Caraguatatuba (UTCGA)

Automação da unidade de tratamento de gás de Caraguatatuba (UTCGA)



A View foi responsável pela elaboração das telas, configuração da base de dados dos aplicativos do Sistema de Supervisão e Controle composto por 2 (dois) servidores SCADA (dados em tempo real) com o software iFIX 5.0 em configuração redundante, 6 (seis) estações de operação, com o software iFIX Client, 2 (dois) servidores de dados históricos rodando do software iHistorian 4.0 na configuração CLUSTER. Aproximadamente 300 telas gráficas, 25.000 pontos na base de dados, utilizando servidores OPC para HSE, Ethernet/IP e Modbus-TCP. Comunicação com o sistema PI da Petrobras através de protocolo OPC onde o PI é cliente OPC e os SCADA iFIX são servidores OPC.

O projeto da UTGCA inclui o sistema Foundation Fieldbus, composto por aproximadamente 800 instrumentos / posicionadores (Honeywell, Yokogawa, Emerson e SMAR), sendo que os hosts (fonte de alimentação, host controlador, condicionador de sinal e terminadores) também são da SMAR. O sistema se comunica com o PLC da Rockwell através de uma interface Modbus-TCP redundante, e com o iFIX através da rede HSE (High Speed Ethernet) através de um OPC Server.

A View foi responsável pela configuração de todos os instrumentos FF (em torno de 800), a configuração das estratégias de controle (controle do processo realizado pelos instrumentos FF) utilizando a ferramenta de programação e configuração da SMAR (SYSCON), elaboração da memória de cálculo do macrociclo das redes H1, a elaboração de todos os descritivos funcionais das malhas, configuração do Sistema de Gerenciamento de Ativos (AssetView), elaboração de todos os procedimentos de testes de certificação das redes H1 (teste de validação da fiação e teste dinâmico), execução de todos os testes de certificação das redes H1 utilizando os equipamentos FBT-5/6, Scopemeter 225C Fluke,e multímetro digital. Responsável pelo comissionamento de todo o sistema FF, compreendendo o download de toda a configuração para os instrumentos, otimização dos macrociclos, calibração dos instrumentos e posicionadores, suporte ao start-up e operação assistida.